Moléstias e milagres em Goiás (1900-1930): os ex-votos como denunciadores nosológicos

Autores

  • José Eduardo Reinato Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Wdson C. Freire de Melo Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0001

Resumo

A presente pesquisa parte da análise de alguns ex-votos bibliográficos ofertados ao Divino Pai Eterno de Trindade nas três primeiras décadas do século XX. São cartas escritas por devotos de diferentes regiões do Estado de Goiás. A ideia principal aqui é enxergar essas expressões votivas como uma fonte capaz de revelar aspectos da realidade social das devoções. Do ponto de vista folkcomunicacional, pretende-se relacionar devoção, doenças e milagres, pensando o ex-voto enquanto veículo da linguagem e dos sentimentos da cultura popular. Na ausência de recursos, a população recorria à medicina popular, às tradições, aos santos e divindades, formando assim, a partir dessa junção, um imaginário mágico-religioso principalmente nas comunidades rurais, regiões pobres ou nas recolhidas paragens de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo Reinato, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em História Social – USP. Professor do Programa de Mestrado da PUC-Go. Diretor do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC).

Wdson C. Freire de Melo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC-Go. Graduado em História pela PUC-Go. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus. Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

REINATO, J. E.; MELO, W. C. F. de. Moléstias e milagres em Goiás (1900-1930): os ex-votos como denunciadores nosológicos. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 12–26, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19007. Acesso em: 5 dez. 2025.