Manifestações religiosas na pauta jornalística: análise da cobertura sobre o tema no site Cultura Plural

Autores

  • Kevin Willian Kossar Furtado Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0010

Resumo

Observar as possibilidades de tematização da religiosidade no jornalismo, a partir da análise da cobertura realizada pelo site Cultura Plural. Este é o foco do presente artigo, que se orienta na noção de cultura sustentada pelo referencial da folkcomunicação para estabelecer relações com o jornalismo cultural desenvolvido pela equipe do projeto extensionista Cultura Plural, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O estudo apresenta um levantamento de toda a produção relativa ao tema no período de agosto de 2011 a julho de 2016, com o propósito de analisar os gêneros, a origem da pauta, a abrangência, as fontes, as religiões representadas, as variações temáticas, entre outros aspectos que permitem identificar o lugar ocupado pela religiosidade no referido veículo de jornalismo cultural.

Biografia do Autor

Kevin Willian Kossar Furtado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor colaborador do Departamento de Jornalismo da UEPG.

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

FURTADO, K. W. K.; WOITOWICZ, K. J. Manifestações religiosas na pauta jornalística: análise da cobertura sobre o tema no site Cultura Plural. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 149–168, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19016. Acesso em: 19 nov. 2024.