O happy end hollywoodiano e suas relações com a configuração da felicidade para a "Classe Batalhadora"

Autores

  • Guilherme Barbacovi Libardi Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul
  • Janie Kiszewski Pacheco Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul

Resumo

O presente artigo aborda as noções que um público feminino de classe popular tem da ideiade felicidade e como este imaginário confronta-se ao happy end dos filmes aos quais assistem. A partir de entrevistas em profundidade com tais mulheres, o estudo busca decifrar significados em relação aos seus hábitos de assistir a filmes, seus sonhos e idealizações. Calcado principalmente na literatura do sociólogo francês Edgar Morin, sobretudo no que o autor discorre sobre imaginário e happy end, esta pesquisa apresenta uma imersão empírica no estilo de vida do público estudado e, sobretudo, no entendimento sobre as simbioses que se estabelecem entre imaginário, cinema e felicidade.

Biografia do Autor

Guilherme Barbacovi Libardi, Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul

Pesquisador graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL.

Janie Kiszewski Pacheco, Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul

Orientadora do trabalho. Professora Mestre do Curso de Comunicação Social da ESPM-Sul.

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

LIBARDI, G. B.; PACHECO, J. K. O happy end hollywoodiano e suas relações com a configuração da felicidade para a "Classe Batalhadora". Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 74–89, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19043. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS