Alteridade e Antropofagia na Música da Funkeira MC Véia: Um Processo Folkcomunicacional

Autores

  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba - UNISO
  • Thífani Postali Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i33.0001

Resumo

O artigo discute o fenômeno midiático “MC Véia”, que se transformou a partir do contato com o funk carioca. Leda Maria Soares Ferreira, a “MC Véia”, tem uma história marcada por transformações de identidade, quando teve que se mudar para um bairro periférico do Rio de Janeiro e se adaptar ao novo meio, criando laços afetivos e transformando-se a partir da cultura local por meio do funk. Para explicarmos essa transformação e produção cultural, apoiamo-nos na teoria da folkcomunicação e considerações da Escola de Chicago, além dos conceitos de antropofagia, com Oswald de Andrade, e hibridação cultural, com Néstor Canclini. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, que conta, ainda, com a avaliação de posts no Facebook de Mc Véia, matérias em revistas e sites, entrevistas cedidas por Leda Maria à mídia e às autoras deste trabalho.

Biografia do Autor

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba - UNISO

Professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da UNISO.

Thífani Postali, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda do Programa de Multimeios da UNICAMP. Autora da obra: “Blues e Hip Hop: uma perspectiva folkcomunicacional”, 2011.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

SILVA, M. C. C.; POSTALI, T. Alteridade e Antropofagia na Música da Funkeira MC Véia: Um Processo Folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 11–25, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i33.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19055. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS