Anarriê, Alavantu: Performances Folkcomunicacionais promotoras do Desenvolvimento Local na Quadrilha Junina Tradição - Recife, PE

Autores

  • Giselle Gomes da Silva Prazeres Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ítalo Rômany de Carvalho Andrade Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Severino Alves De Lucena Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Suelly Maux Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0001

Resumo

Anarriê, Alavantu! Durante o mês de junho, o povo nordestino comemora os festejos populares dedicados aos santos juninos, ao som de muito forró. A quadrilha tornou-se a dança típica da festa, onde diversos casais gritam, se entrelaçam entre fitas e mãos, a exemplo da Junina Tradição, do Morro da Conceição, periferia do Recife, Pernambuco. Entretanto, os quadrilheiros desse grupo utilizam a dança não só como diversão, mas sim como um espaço de lutas, de resistência, de quebra de preconceitos. Dentro desse contexto, o trabalho analisa as performances folkcomunicacionais na Junina Tradição, que são promotoras do desenvolvimento local, nos âmbitos social e político, conforme os resultados obtidos. Trata-se de um estudo na perspectiva da Folkcomunicação, na qual foram utilizados análise documental e entrevista semiestruturada.

Biografia do Autor

Giselle Gomes da Silva Prazeres Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ítalo Rômany de Carvalho Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Severino Alves De Lucena Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professor Doutor do Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Suelly Maux, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

SOUZA, G. G. da S. P.; ANDRADE, Ítalo R. de C.; LUCENA FILHO, S. A. D.; MAUX, S. Anarriê, Alavantu: Performances Folkcomunicacionais promotoras do Desenvolvimento Local na Quadrilha Junina Tradição - Recife, PE. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 13–25, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19071. Acesso em: 27 abr. 2024.