Folkcomunicação: Tradição Oral, Valores e Cultura Dentro do Espaço Escolar

Autores

  • Edilene Sanchez Baptista Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Francisco Carlos Franco
  • Cristina Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0008

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a tradição oral, compreendida como integrante da cultura de um povo, pode ser disseminada na escola e com isso resgatar os valores dentro do espaço escolar. Partimos de um dos princípios da folkcomunicação que menciona a necessidade de difusão de conhecimentos de maneira pedagógica. Logo, o espaço escolar, torna-se um dos meios mais dinâmicos para se disseminar a cultura popular e com isso ocorrer o resgate de valores morais socialmente aceitos.

Biografia do Autor

Edilene Sanchez Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Aluna do Curso de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, orientanda do Prof. Dr. Francisco Carlos Franco. Artigo apresentado para a disciplina Diversidade Cultural e Direitos Humanos, ministrada pela Profa Dra. Cristina Schmidt.

Francisco Carlos Franco

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Políticas e no Curso de Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e professor de cursos de formação de professores na Universidade Braz Cubas - UBC.

Cristina Schmidt

Doutora em Comunicação pela PUC-SP. Coordena o Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde também é professora e pesquisadora.

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

BAPTISTA, E. S.; FRANCO, F. C.; SCHMIDT, C. Folkcomunicação: Tradição Oral, Valores e Cultura Dentro do Espaço Escolar. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 119–135, 2017. DOI: 10.5212/RIF.v.15.i34.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19078. Acesso em: 22 dez. 2024.