A cultura de fronteira sob a perspectiva da folkcomunicação: uma leitura dos portais jornalísticos da Tríplice Fronteira
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.15.i34.0013Resumo
Ao reconhecer a contribuição da teoria da folkcomunicação para a compreensão dos processos culturais, o presente trabalho se propõe a discutir o conceito de cultura de fronteira do ponto de vista teórico e empírico. A pesquisa abarca a tematização da fronteira no jornalismo, tendo como objeto portais de notícias da região conhecida como Tríplice Fronteira (compreendida pelas cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazu, na Argentina), de modo a observar a cobertura jornalística em meio aos conflitos e relações multiculturais. Os veículos escolhidos são os sites La Voz de Cataratas (Argentina), Jornal do Iguassú (Brasil) e Vanguardia (Paraguai) e a análise compreende uma amostragem aleatória, realizada no mês de setembro de 2016, que chegou a um conjunto de 21 unidades noticiosas, nos três veículos, envolvendo temas de fronteira, com predominância de notícias sobre segurança e seus desdobramentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.