Comunicação, imaginário e identidade cultural quilombola: a Festa de Santo Antônio na Comunidade do Mandira em Cananeia-SP

Autores

  • Renata Castro Cardias

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0004

Resumo

RESUMO Estudo sobre a festa de Santo Antônio na comunidade quilombola do Mandira em Cananéia SP. A pesquisa teve por objetivo analisar a Festa de Santo Antônio como processo comunicacional na formação do imaginário e da identidade quilombola. A metodologia empregada usou a pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica tendo como principais técnicas: a observação participante e a realização de entrevistas com membros da comunidade quilombola do Mandira. Resulta desta pesquisa a reflexão de que os quilombolas, enquanto populações marginalizadas, desenvolvem meios de comunicação através das expressões folkcomunicacionais de suas práticas religiosas, como a Festa de Santo Antônio, permitindo a construção coletiva, manifestar seus sentimentos e encontrar proteção frente às injustiças sociais que constantemente sofrem. PALAVRAS-CHAVE Comunicação; Cidadania; Imaginário; Quilombola; Religiosidade popular.

Biografia do Autor

Renata Castro Cardias

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista – UMESP. Bacharel em Turismo e Mestre em Comunicação pela UNIP (Universidade Paulista), Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-RJ e em Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidade Nacional de Córdoba –AR. Membro dos grupos de pesquisa COMUNI, MIRE e Redefolkcom, professora universitária.

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Publicado

2018-07-25

Como Citar

CARDIAS, R. C. Comunicação, imaginário e identidade cultural quilombola: a Festa de Santo Antônio na Comunidade do Mandira em Cananeia-SP. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 66–82, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19120. Acesso em: 22 dez. 2024.