Televisão Regional e Folkmídia: Cultura Popular no Revista de Sábado

Autores

  • Taís Borges de Macedo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Kevin Willian Kossar Furtado Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0014

Resumo

RESUMO O artigo tem como objetivo mostrar a presença de conteúdos folkmidiáticos no programa televisivo regional Revista de Sábado, da afiliada da Rede Globo, TV TEM. A partir da conclusão que a cultura popular não tem fronteiras definidas e circula amplamente em meio às outras culturas, através da globalização e dos veículos de mídia, observou-se que o programa divulga a cultura popular do interior de São Paulo, através da apropriação de suas manifestações, sendo assim um veículo folkmidiático. Com base nas categorias da folkcomunicação elencadas por Luiz Beltrão e Marques de Melo, foram analisadas 13 edições do Revista de Sábado, veiculadas entre junho e setembro de 2014, que comprovaram a presença de folkmídia entre as temáticas abordadas neste programa regional. PALAVRAS-CHAVE Folkcomunicação; Folkmídia; Revista de Sábado; Televisão regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Borges de Macedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharela em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Correio eletrônico: taisbormac@gmail.com.

Kevin Willian Kossar Furtado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Correio eletrônico: kevin@aol.com.br.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

MACEDO, T. B. de; KOSSAR FURTADO, K. W. Televisão Regional e Folkmídia: Cultura Popular no Revista de Sábado. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 234–250, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19130. Acesso em: 5 dez. 2025.