A magia dos Reyes entre sincretismos culturais e a tradição católica espanhola
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0009Resumo
As comemorações da festa dos reis magos na Espanha, registradas por diversos hábitos e manifestações de um sincretismo religioso e cultural, traduzem uma das abordagens da Folkcomunicação, conforme caracterização conceitual de Luiz Beltrão (1980 e 2001). Além de feriado nacional, o 6 de janeiro ‘ibérico’ é marcado por desfiles de carros decorados (cabalgata) por um tema anual, entrega de presentes para crianças, hábitos alimentares (como o “roscón de reyes”) e, inclusive, um jogo de apostas oficial (loteria del niño), dentre outras ações e estratégias de mídia, que caracterizam as festas de reis, na Espanha. Trata-se, pelo estudo aqui apresentado, baseado em pesquisa de campo de caráter etnográfico e recortes de produções midiáticas que tematizaram a festa, de um evento que pode ser caracterizado como expressão contemporânea folkcomunicacional. Folkcomunicação; Festa de reis; hibridismos culturais; cabalgata de reyesen Espana; Jornalismo cultural.
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