Folkcomunicação: As ações micropolíticas estabelecidas no uso do audiovisual na intervenções artísticas “The Giant Step” em uma comunidade Makuxi de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0007Resumo
Neste artigo buscamos compreender a articulação da Folkcomunicação nas intervenções artísticas de alcance global e, como elas reterritorializam o desenvolvimento artístico nas comunidades indígenas. Para isso, acompanhamos a terceira edição da intervenção artística “The Giant Step” idealizada pelo artista Húngaro-Suíço Viliam Mauritz na comunidade indígena Raposa I, pertencente à terra indígena Raposa Serra do Sol/RR. A realização do “The Giant Step” na Amazônia foi uma proposta do idealizador ao conhecer o artista indígena Makuxi Jaider Esbell. A partir desse encontro, analisamos as diversas linhas de forças micropolíticas (GUATTARI & ROLNIK, 2013), ou seja, como os modos de subjetivação dominante podem (ou não) serem subvertidos. Nesta problematização, percebemos a articulação do audiovisual como elemento articulador e potencializador da Folkcomunicação. Estabelece uma articulação das intervenções artísticas com a cultura indígena desterritorializando os circuitos da arte contemporânea no momento em que potencializa o alcance a partir das mídias digitais. Folkcomunicação; Intervenções artísticas; Indígenas Makuxi; Micropolítica; Audiovisual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.