Agendamento da agenda ou da cultura junina? Um estudo comparativo da cobertura sobre o Arraiá da Mira e o São João de Todos no Maranhão

Autores

  • MICHELE GOULART MASSUCHIN Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Regilson Furtado Borges UEPG
  • Sarah Dantas do Rego Silva UFMA
  • Suzete Gaia de Sousa UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0010

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a cobertura jornalística realizada pelo JMTV 1° edição durante o período junino na cidade de Imperatriz – MA. Busca-se identificar qual abordagem o jornal concedeu aos aspectos culturais deste período, observando especial-mente o peso que os eventos tiveram na cobertura. A pesquisa é quantitativa e foram ana-lisados os conteúdos de 23 edições do telejornal local, época em que acontecem os dois maiores eventos juninos no município: o Arraiá da Mira (realizado pelo Grupo Mirante de Comunicação) e o São João de Todos (organizado pelo Governo do Estado). A hipótese levantada é de que a cobertura jornalística da emissora substitui a agenda cultural por uma agenda de autopromoção. Os resultados mostram que a cobertura esteve voltada para a agenda do veículo de comunicação, com uma cobertura extensa do Arraiá da Mira, dei-xando de cobrir os demais aspectos culturais das festas juninas. Ao mesmo tempo, o São João de Todos obteve pouca visibilidade no noticiário local. Festa junina; Agendamento; Telejornalismo; Jornalismo cultural.

Biografia do Autor

MICHELE GOULART MASSUCHIN, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS).

Regilson Furtado Borges, UEPG

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do grupo de pesquisa COPS. E-mail: regilsonfurtado@gmail.com.

Sarah Dantas do Rego Silva, UFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS). E-mail: s.dantassarah@gmail.com.

Suzete Gaia de Sousa, UFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS). E-mail: suzetegaia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

MASSUCHIN, M. G.; BORGES, R. F.; SILVA, S. D. do R.; SOUSA, S. G. de. Agendamento da agenda ou da cultura junina? Um estudo comparativo da cobertura sobre o Arraiá da Mira e o São João de Todos no Maranhão. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 163–182, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19170. Acesso em: 27 abr. 2024.