Agendamento da agenda ou da cultura junina? Um estudo comparativo da cobertura sobre o Arraiá da Mira e o São João de Todos no Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0010Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a cobertura jornalística realizada pelo JMTV 1° edição durante o período junino na cidade de Imperatriz – MA. Busca-se identificar qual abordagem o jornal concedeu aos aspectos culturais deste período, observando especial-mente o peso que os eventos tiveram na cobertura. A pesquisa é quantitativa e foram ana-lisados os conteúdos de 23 edições do telejornal local, época em que acontecem os dois maiores eventos juninos no município: o Arraiá da Mira (realizado pelo Grupo Mirante de Comunicação) e o São João de Todos (organizado pelo Governo do Estado). A hipótese levantada é de que a cobertura jornalística da emissora substitui a agenda cultural por uma agenda de autopromoção. Os resultados mostram que a cobertura esteve voltada para a agenda do veículo de comunicação, com uma cobertura extensa do Arraiá da Mira, dei-xando de cobrir os demais aspectos culturais das festas juninas. Ao mesmo tempo, o São João de Todos obteve pouca visibilidade no noticiário local. Festa junina; Agendamento; Telejornalismo; Jornalismo cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.