Literatura de cordel e narrativas ambientais

Autores

  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Gisele Gabriel Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0013

Resumo

Neste artigo, procuramos refletir sobre a literatura de cordel, visualizada como um canal de folkcomunicação para a construção de narrativas que abordem as questões ambientais. Acessível às classes populares e com linguagem aparentemente simples, o cordel é capaz de abordar diversos assuntos com humor e criatividade, elementos importantes para a construção de narrativas que, mais do que simplesmente informacionais, repercutem e são mais perenes e transformadoras. Nosso método consistiu essencialmente em explorar o nível narrativo dos cordéis selecionados. Literatura de cordel; Folkcomunicação; Educação ambiental; Narrativas ambientais.

Biografia do Autor

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, na linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos. Colidera o Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas - NAMI - da Universidade de Sorocaba.

Gisele Gabriel, Universidade de Sorocaba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (UNISO). Bolsista PROSUP/CAPES.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

SILVA, M. C. C.; GABRIEL, G. Literatura de cordel e narrativas ambientais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 217–233, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19173. Acesso em: 27 abr. 2024.