O índio brasileiro na perspectiva de Luiz Beltrão

Autores

  • Antonio Hohlfeldt PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0001

Resumo

O artigo busca contextualizar o momento profissional em que Luiz Beltrão está trabalhando na Fundação nacional do Índio e o contexto sócio-político brasileiro. Beltrão, enquanto assessor da FUNAI, traz a experiência profissional de jornalista e de professor de jornalismo para buscar entender o que o brasileiro pensa a respeito do índio. Após o levantamento de amplo material de jornais, resolve escrever um livro a respeito. Na obra, ele mostra a percepção artificial e equivocada que a opinião pública nacional tem a respeito do habitante primeiro do país e indica, num evidente tom de denúncia, a violência institucional que a comunidade indígena sofre no país. Concluo que, infelizmente, o livro está mais atual do que nunca, no contexto brasileiro, com o novo governo federal. Jornalismo; Relações públicas; Índio brasileiro; Política indigenista; Pesquisa em jornalismo.

Biografia do Autor

Antonio Hohlfeldt, PUC-RS

Professor Doutor, atuante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), onde leciona “Teorias da comunicação” e “Comunicação e opinião pública”. Trabalha, também, no Programa de Pós-Graduação em Literatura – Escrita Criativa, da mesma universidade. É autor, dentre outros, do livro Teorias da comunicação (Vozes, 2001, já em 15ª, com duas reimpressões). Pesquisador em Produtividade do CNPq, atual Presidente da Fundação Theatro São Pedro, de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

HOHLFELDT, A. O índio brasileiro na perspectiva de Luiz Beltrão. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 12–20, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19182. Acesso em: 29 abr. 2024.