Folkcomunicação, meios de midiatização e folclore: Um olhar para a festa do “Senhor Jesus do Gran Poder” da cidade de La Paz (Bolívia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0005

Resumo

A festa do "Senhor Jesus do Gran Poder" é o maior evento folclórico da cidade de La Paz (Bolívia). A pesquisa desenvolvida, se ancora teoricamente no campo das práticas sociais e culturais, mais especificamente na teoria da folkcomunicação. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise folkcomunicacional e folkmidiática desta festa, contemporaneamente considerada como festival, investigando de que maneiras atua para a promoção da comunicação dos marginalizados e do folclore como prática sócio-cultural democratizante. A abordagem adotada é qualitativa, a metodologia parte do levantamento bibliográfico e posterior análise teórica e documental, de uma série de pesquisas ligadas ao campo folkcomunicacional, as principais ferramentas utilizadas são a observação e registro fotográfico das práticas, rituais festivos e, de maneira especial das danças apresentadas em seu decorrer. No entanto, também se lançou mão de entrevistas semi-estruturadas com alguns personagens atuantes na festa. O desafio reflexivo, deste texto, aponta para a inclusão da teoria da folkcomunicação, no campo acadêmico boliviano, pois que, pelo menos, até este momento e pelos levantamentos realizados, esta discussão têm sido ausente. Assim também se assemelha como resultado, a adição de outras categorias teóricas tais como: práticas sociais e culturais e resistência cultural, neste contexto. A pesquisa se justifica, na medida em que, abre um horizonte de visibilidade, a respeito da importância da análise deste evento folclórico, como também das questões relacionadas a comunicação dos marginalizados na Bolívia. Festa; Folclore; Folkcomunicação; Práticas socioculturais.

Biografia do Autor

Karla Andrea Terán, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda no programa de Post graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Aline Nunes de Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutoranda e Doutora em Estudo de Cultura Contemporânea, Mestre em Educação, Comunicóloga e Atriz

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

TERÁN, K. A.; NUNES DE SIQUEIRA, A. Folkcomunicação, meios de midiatização e folclore: Um olhar para a festa do “Senhor Jesus do Gran Poder” da cidade de La Paz (Bolívia). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 73–90, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19186. Acesso em: 27 abr. 2024.