Arte popular e culturas híbridas: As reconversões culturais na cerâmica figurativa

Autores

  • José Carlos de Mélo e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Maria Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0007

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o processo de hibridação cultural na cerâmica figurativa do Alto do Moura em Caruaru, Pernambuco. Especificamente, o que se quer compreender são as reconversões culturais que os ceramistas descendentes da família de Zé Caboclo procederam ao longo de três gerações, reconvertendo os códigos da sua cultura, enquanto cultura popular, nos códigos da cultura massiva, traduzidos na estética do barro. O estudo se apoiou na utilização da história oral e de técnicas combinadas de coleta de dados, como diário de campo, entrevista semi-estruturada e observação sistemática com uso da fotografia como registro. No decorrer do trabalho observou-se que há uma reconversão de códigos do passado, da memória, que geralmente pairam em torno do rural ou do folclórico, em objetos de consumo que têm um valor identitário e estético por parte do consumidor/colecionador. As reconversões observadas nas peças são de caráter identitário, ou seja, reconstruir ou reler o passado para se inserir ou permanecer no mercado, são o que garante as vendas e o status de artista popular aos mais antigos no métier. Culturas populares; Hibridização; Reconversão cultural; Cerâmica figurativa.

Biografia do Autor

José Carlos de Mélo e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Maria Salett Tauk Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP e professora do Programa Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

DE MÉLO E SILVA, J. C.; TAUK SANTOS, M. S. Arte popular e culturas híbridas: As reconversões culturais na cerâmica figurativa. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 106–124, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19188. Acesso em: 27 abr. 2024.