Arte popular e culturas híbridas: As reconversões culturais na cerâmica figurativa
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0007Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o processo de hibridação cultural na cerâmica figurativa do Alto do Moura em Caruaru, Pernambuco. Especificamente, o que se quer compreender são as reconversões culturais que os ceramistas descendentes da família de Zé Caboclo procederam ao longo de três gerações, reconvertendo os códigos da sua cultura, enquanto cultura popular, nos códigos da cultura massiva, traduzidos na estética do barro. O estudo se apoiou na utilização da história oral e de técnicas combinadas de coleta de dados, como diário de campo, entrevista semi-estruturada e observação sistemática com uso da fotografia como registro. No decorrer do trabalho observou-se que há uma reconversão de códigos do passado, da memória, que geralmente pairam em torno do rural ou do folclórico, em objetos de consumo que têm um valor identitário e estético por parte do consumidor/colecionador. As reconversões observadas nas peças são de caráter identitário, ou seja, reconstruir ou reler o passado para se inserir ou permanecer no mercado, são o que garante as vendas e o status de artista popular aos mais antigos no métier. Culturas populares; Hibridização; Reconversão cultural; Cerâmica figurativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.