A rua é nosso palco: Uma análise do projeto Teatro na Usina à luz das performances folkcomunicacionais e do desenvolvimento local em Bebelândia, Santa Rita (PB)

Autores

  • Severino Alves de Lucena Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ítalo Rômany de Carvalho Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0009

Resumo

Este artigo analisa as performances folkcomunicacionais do projeto Teatro na Usina, na comunidade de Bebelândia, cidade de Santa Rita-PB. O objetivo é verificar como a iniciativa cultural colabora para o protagonismo, empoderamento e cidadania. O método aplicado é o de estudo de caso das encenações, durante o mês de novembro/2016, juntamente com entrevistas semiestruturadas, no intuito de revelar as vozes da comunidade acerca da proposta e das melhorias ocasionadas. As performances culturais, dentro do observado, contribuem para o desenvolvimento local, no tocante ao social e educacional. Desenvolvimento local; Performances; Folkcomunicação; Educação.

Biografia do Autor

Severino Alves de Lucena Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ítalo Rômany de Carvalho Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atuou dentro da linha de pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação. Jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

LUCENA FILHO, S. A. de; CARVALHO ANDRADE, Ítalo R. de. A rua é nosso palco: Uma análise do projeto Teatro na Usina à luz das performances folkcomunicacionais e do desenvolvimento local em Bebelândia, Santa Rita (PB). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 148–164, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19190. Acesso em: 27 abr. 2024.