Os jogos da política e a teia cultural de Lampião em Mossoró

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0002

Resumo

O artigo propõe uma interconexão entre os estudos de Cultura e Política, tomando como caso para análise a passagem do bando de Lampião pela cidade de Mossoró e de como o bando foi expulso por sua maior autoridade local, o prefeito Rodolfo Fernandes. Esse fato histórico local é revivido, todos os anos, a 13 de junho, por meio de uma peça teatral, apresentada em praça pública, o qual ajuda a reforçar e reinventar, ano a ano, tal folguedo e seus usos por parte dos políticos locais e das famílias políticas, que há anos, detêm o poder na cidade, como a família Rosado. Para tanto, pesquisamos, além da peça teatral, cordéis que contam a “saga de Lampião em Mossoró”, Jornais locais sobre os usos de políticos sobre a saga de Lampião. Observamos que tal folguedo ajuda na perpetuação não só do imaginário da cidade como “terra de valentes”, como é utilizada pelos políticos na construção de suas personas públicas. Lampião; Cangaço; Poder Político.

Biografia do Autor

Elizabeth Christina de Andrade Lima, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professora Titular de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Coordenadora do Laboratório de Cultura, Mídia e Política e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Antropologia da Política: Cultura Midiática e Práticas Políticas

Karlla Christiane Araújo Souza, Universidade Estadual de Mossoró

Professora Doutora de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mossoró

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

LIMA, E. C. de A.; SOUZA, K. C. A. Os jogos da política e a teia cultural de Lampião em Mossoró. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 28–49, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19291. Acesso em: 4 dez. 2024.