O folheto de política na literatura de cordel: a peleja da querela com o esclarecimento na classificação temática

Autores

  • Alberto Magno Perdigão Universidade de Fortalez

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0003

Resumo

O presente artigo se localiza no campo da folkcomunicação, em um ponto comum da literatura, do jornalismo e da política. Oferece uma proposta de classificação temática para o folheto de política da literatura de cordel, a partir da análise de conteúdo de narrativas poéticas de caráter informativo-opinativo elaboradas sobre fatos e temas da história e do cotidiano, e denominadas “de acontecidos” entre outros termos. Discute dados de uma revisão bibliográfica sobre a diversidade temática da literatura de cordel, com ênfase nos folhetos de política, e questiona querelas que envolvem a efetividade metodológica de diferentes modelos de classificação. Folkcomunicação; Literatura de cordel; Jornalismo; Política; Classificação temática.

Biografia do Autor

Alberto Magno Perdigão, Universidade de Fortalez

Jornalista, professor, mestre em Políticas Públicas e Sociedade; especialista em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda; com aperfeiçoamento em Roteiro para Rádio e televisão. Pesquisa atual em literatura de cordel como mídia informativa em contextos de exclusão comunicacional, com ênfase nos folhetos de política.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

PERDIGÃO, A. M. O folheto de política na literatura de cordel: a peleja da querela com o esclarecimento na classificação temática. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 50–70, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19292. Acesso em: 22 dez. 2024.