Os ex-votos como mídias na transmissão e na preservação da memória social

Autores

  • Magali do Nascimento Cunha Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
  • Luis Erlin Gomes Gordo

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0011

Resumo

Este artigo, de caráter teórico, baseado em pesquisa bibliográfica, assentada nos estudos em Folkcomunicação, com as teorias de Luiz Beltrão, e na noção de memória cultural religiosa, com as ênfases defendidas por Jan Assmann, atenta para o caráter comunicativo da memória religiosa que abrange a articulação de experiências vividas e aprendizagens transmitidas. Destaque é dado ao lugar dos ex-votos, uma prática comum a vários grupos religiosos, de agradecimento por uma graça divina alcançada, interpretados aqui como veículos de transmissão e preservação da memória de uma localidade e de uma época. No trajeto metodológico é elaborada uma aplicação, por meio da apresentação da ampliação das tipologias utilizadas nos estudos de Folkcomunicação, proposta em tese de doutorado defendida por um dos autores deste estudo, como a indicação das possíveis formas de transmissão e preservação da memória social em cada tipo de ex-votos. Memória cultural religiosa; Folkcomunicação; Ex-votos.

Biografia do Autor

Magali do Nascimento Cunha, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)

Doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da INTERCOM

Luis Erlin Gomes Gordo

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Filósofo, Teólogo, Jornalista e Sacerdote, Diretor Editorial da Editora Ave-Maria e da revista Ave Maria.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

CUNHA, M. do N.; GORDO, L. E. G. Os ex-votos como mídias na transmissão e na preservação da memória social. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 219–240, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19301. Acesso em: 28 mar. 2024.