A comunicação e o Buen Vivir: a experiência da ALER
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0014Resumo
Este artigo busca apresentar reflexões em torno do conceito de Buen Vivir e sua interface com a comunicação popular, como resposta à crise sistêmica atual e ao modelo capitalista, tomando como exemplo teórico e prático a Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER). A partir de revisão bibliográfica e entrevistas, este texto levanta discussões em torno do Buen Vivir, que tomam corpo com o Novo Constitucionalismo Latino-Americano; também sobre os debates em relação à comunicação popular e modelos de desenvolvimento; e, por fim, apresenta elementos e formulações construídos no interior da ALER, que tem o Buen Viver como o eixo central de sua construção política e comunicacional atual. Assim, busca-se trazer reflexões urgentes e necessárias para se pensar novas formas de vida em sociedade e de práticas comunicacionais que refletem essa demanda. Buen Vivir; Comunicação popular; Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.