A comunicação e o Buen Vivir: a experiência da ALER

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões em torno do conceito de Buen Vivir e sua interface com a comunicação popular, como resposta à crise sistêmica atual e ao modelo capitalista, tomando como exemplo teórico e prático a Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER). A partir de revisão bibliográfica e entrevistas, este texto levanta discussões em torno do Buen Vivir, que tomam corpo com o Novo Constitucionalismo Latino-Americano; também sobre os debates em relação à comunicação popular e modelos de desenvolvimento; e, por fim, apresenta elementos e formulações construídos no interior da ALER, que tem o Buen Viver como o eixo central de sua construção política e comunicacional atual. Assim, busca-se trazer reflexões urgentes e necessárias para se pensar novas formas de vida em sociedade e de práticas comunicacionais que refletem essa demanda. Buen Vivir; Comunicação popular; Associação Latino-Americana de Educação e Comunicação Popular (ALER).

Biografia do Autor

Vivian de Oliveira Neves Fernandes, Universidade de São Paulo
Jornalista graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Publicado
2021-07-02