A voz e a dor da periferia brasileiras em rimas e batalhas: a popularização do slam como recriação da poesia contemporânea

Autores

  • Luana Caroline Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i42.0017

Resumo

Esta resenha aborda a prática do slam como popularização da poesia contemporânea entres jovens negros da periferia. Como a critério de análise, serão tratados dos poemas de slam apresentados (não apenas da poesia escrita e publicada). São, ao todo, 15 poetas (cada um apresentando três poemas/slam) publicados em 2019 pelo canal do Youtube do programa "Manos e Minas".

Biografia do Autor

Luana Caroline Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEG). Técnica em áudiodescrição pela A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é integrante do Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais da Universidade Estadual de Minas Gerais e do grupo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero da UEPG. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Correio eletrônico: lunascimento1@outlook.pt

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

NASCIMENTO, L. C. A voz e a dor da periferia brasileiras em rimas e batalhas: a popularização do slam como recriação da poesia contemporânea. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 322–326, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i42.0017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19307. Acesso em: 4 dez. 2024.