TV Regional: um estudo do processo de regionalização da TV Meio Norte (PI)
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i45.0002Palavras-chave:
TV Regional, Regionalização, Tv Meio NorteResumo
A Globalização, no decorrer dos últimos anos, estendeu-se por todos os espaços e ocasionou, entre tantas realidades, diferentes formas de entender o contexto social haja vista que o fenômeno introduziu novas tendências nos mais variados campos – econômico, ideológico, histórico etc. Nessa ambiência, surge a regionalização como um caminho viável numa contemporaneidade pautada em ações de cunho global, que salvaguarda ideais de valorização do que é local. O presente artigo, nesse contexto, discute TV Regional a partir da regionalização da TV Meio Norte - emissora sediada em Teresina (PI). Adotadas as metodologias de Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Estudo de Caso, analisou-se como se constituiu o processo de regionalização na respectiva emissora. Pode-se afirmar neste cenário que o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) é apercebido – e se intitula – como um veículo de viés regional no Piauí, uma vez que tem uma programação que preza pela produção e veiculação de conteúdo regional muito embora seja importante destacar que o interesse em produzir conteúdo regional não é genuíno, pois atende; e fortalece, discursos hegemônicos da emissora no estado e/ou sustenta parcerias criadas o longo dos anos.
Referências
AGUIAR, Sonia; OLIVEIRA, Vinícius; SOUZA, Williany. Telejornalismo local-regional nas emissoras comerciais de Sergipe: entre o poder local e o poder das redes nacionais de TV. In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) – 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, Goiânia (GO). Anais eletrônicos. Disponível em:
http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2019/paper/viewFile/2085/1216.
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. TV regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001.
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. Dilemas e perspectivas da televisão regional. In: FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina. Mídia e Região na Era Digital: diversidade cultural, convergência midiática; Prefácio de José Marques de Melo. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 274.
BENJAMIM, Roberto. Folkcomunicação: Da proposta de Luiz Beltrão à Contemporaneidade. In: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, ano 5, nº 8 e 9, p. 280-287, jan./dez. 2008.
CARVALHO, Samantha. Regionalização midiática e Folkcomunicação: reflexões e diálogos. In: NOBRE, Itamar; Lima, Maria. Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário da internacionalização. Campina Grande: EDUEPB, 2019.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
FABRI, Duílio. Portal e televisão: o fenômeno do bloco rede da EPTV entre os limites do global e local. In: MARÇOLLA, Rosangela; OLIVEIRA, Roberto Reis de (Org.). Estudos de mídia regional, local e comunitária. Marília: UNIMAR, São Paulo: Arte & Ciência, 2008.
FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina. Mídia e Região na Era Digital: diversidade cultural, convergência midiática; Prefácio de José Marques de Melo. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 274.
HOHLFELDT, Antonio. Novas tendências nas pesquisas de Folkcomunicação: pesquisas acadêmicas se aproximam dos estudos culturais. Salvador: Intercom – XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Regionalização midiática: conceitos e exemplos. In: MARÇOLLA, Rosangela; OLIVEIRA, Roberto Reis de (Org.). Estudos de mídia regional, local e comunitária. Marília: UNIMAR, São Paulo: Arte & Ciência, 2008, p. 43–75.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.
LIMA, Maria Érica de Oliveira; CARVALHO, Bruma Franco Castelo Branco Carvalho. A cultura popular na TV diário: estudo de caso do programa "Memória do Nordeste". In: NOBRE, Itamar; Lima, Maria. Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário da internacionalização. Campina Grande: EDUEPB, 2019.
MORAIS, Ricardo; JERÓNIMO, Pedro; CORREIA, João Carlos. Jornalismo na Região Centro: Trabalho, Tecnologia e Negócio. LABCOM Comunicação & Artes, Unidade de Investigação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Editora LabCom: Covilhã. Portugal. Covilhã, 2020.
SÁ, Cristal. A apropriação da participação do público pelos telejornais piauienses. 2018. 326f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
SANTOS, Sarah Fontenelle. Indústrias Culturais, regionalização e mercado: um olhar a partir da TV Meio Norte. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.
SILVA, Gislene. A engrenagem da noticiabilidade no meio redemoinho. In: Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 4, p. 308–333, jul./set. 2018.
SILVA, Julimar Pereira da. Regionalização televisiva: a proposta da Rede Meio Norte. 2018. 496 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
TEIXEIRA, Thays. Napoleão Guimarães: uma biografia. / Thays Teixeira. – Teresina: Quimera Editora, 2013.
VOLPATO, Marcelo de Oliveira; OLIVEIRA, Roberto Reis de. TV Regional e Identificação com os públicos: O caso Tem Notícias – Primeira Edição. 2007. In: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/volpato-marcelo-oliveira-roberto-tv-regional.pdf.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.