“Nós é Ralé, mas não é Mané”:

Folkcomunicação, Movimentos Sociais e o Instituto Shopping Recife na Comunidade do Entra Apulso.

Autores

  • PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0008

Palavras-chave:

Comunidade do Entra Apulso, Empreendedorismo, Folkcomunicação, Instituto Shopping Recife

Resumo

Este estudo traz uma reflexão acerca das imbricadas relações entre movimentos sociais, a linguagem folkcomunicacional e o papel empresarial no tocante à geração de emprego e renda na Comunidade do Entra Apulso no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife-PE. O artigo está apoiado em pesquisa etnográfica com a observação do autor durante a realização de projetos de extensão universitária no local, tem caráter qualitativo, além de bibliográfico. A Folkcomunicação é o alicerce teórico desde o título do trabalho, o qual apresenta a visão subalterna no tocante a questões econômicas vividas pelos moradores do local e ao mesmo tempo a sagacidade desse microcosmo social, que passa a conhecer um novo formato de classe consciente de seus direitos.  

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS, P. P. “Nós é Ralé, mas não é Mané”: : Folkcomunicação, Movimentos Sociais e o Instituto Shopping Recife na Comunidade do Entra Apulso. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 151–168, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22764. Acesso em: 26 dez. 2024.