Folkcomunicação e desenvolvimento local: um estudo sobre a Aruenda da Saudade e suas contribuições para o Folkturismo no município de Pitimbu-PB

Autores

  • Alexandre Dutra da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Severino Alves de Lucena Filho Rede Brasileira de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0013

Resumo

Este trabalho analisa, sob a perspectiva da Folkcomunicação, como a Manifestação Cultural Aruenda da Saudade contribui para o Folkturismo e o Desenvolvimento Local no Município de Pitimbu no estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa com base em estudo de caso da manifestação cultural. Para obtenção dos dados foram utilizadas entrevistas com roteiro semiestruturado, observações e registros fotográficos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as estratégias de Folkturismo utilizadas pela Aruenda da Saudade, além de promover o turismo, têm contribuído para a consolidação do sentimento de pertencimento, identificação e valorização da cultura local, geração de renda para os artesãos e a consequente promoção do desenvolvimento local. Aruenda da Saudade; Folkcomunicação; Folkturismo; Desenvolvimento Local.

Biografia do Autor

Alexandre Dutra da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bacharel em Ciências Sociais/UFRPE.

Severino Alves de Lucena Filho, Rede Brasileira de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação

Pesquisador da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

SILVA, A. D. da; LUCENA FILHO, S. A. de. Folkcomunicação e desenvolvimento local: um estudo sobre a Aruenda da Saudade e suas contribuições para o Folkturismo no município de Pitimbu-PB. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 214–233, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19263. Acesso em: 26 abr. 2024.