A presença indígena no Brasil e os conflitos em torno da demarcação da terra indígena do Jaraguá/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0010

Resumo

Este artigo tem por objetivo explanar sobre a trajetória indígena no Brasil e os conflitos que envolvem o direito ao uso da terra indígena, perpassando pelo impacto trazido pela colonização, sobre elementos culturais, folkcomunicação, hibridização cultural e sobre o uso da terra quanto recurso necessário às atividades produtivas e à reprodução física e cultural dos povos, tendo como eixo central apresentar as problemáticas que envolvem o acesso e reconhecimento do direito a terra indígena, em específico, na aldeia indígena do bairro Jaraguá/SP. A pesquisa foi realizada por meio de levantamentos bibliográficos e sites oficiais. Compreende-se a propriedade da terra como um direito originário, ou seja, que antecede até mesmo as legislações da República Federativa, o direito que lhes é garantido, como forma de reparação histórica em respeito ao que representa esse povo. Povos indígenas; Demarcação de terra; Terra indígena Jaraguá; Guarani Mbya.

Biografia do Autor

Maria Izabel Rangel de Souza Oliveira, Universidade de Mogi das Cruzes

Assistente Social, Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Trabalhadora - servidora pública - do Sistema Unico de Assistência Social pela Prefeitura de São Paulo.

Cristina Schmidt Silva Portéro

Pós-doutora em Comunicação Regional pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Comunicação, teoria e ensino - UMESP-SP. Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

OLIVEIRA, M. I. R. de S.; PORTÉRO, C. S. S. A presença indígena no Brasil e os conflitos em torno da demarcação da terra indígena do Jaraguá/SP. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 165–182, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19280. Acesso em: 26 abr. 2024.