Folkmídia e documentário
a contribuição do audiovisual para a memória coletiva
DOI:
https://doi.org/10.5212Resumo
Este artigo investiga como a narrativa audiovisual sobre lendas populares contribui para a memória coletiva, aproximando os conceitos de folkmídia e documentário. A partir do projeto Lendas de Navegantes, uma série de minidocumentários baseados em relatos orais, o objetivo é compreender de que modo as estratégias narrativas audiovisuais atualizam saberes tradicionais, tornando-os atrativos às novas gerações. A pesquisa parte da pergunta: de que modo a narrativa audiovisual de documentários sobre lendas populares contribui para a memória coletiva? A metodologia é baseada na Análise Crítica da Narrativa (Motta, 2013). Os resultados apontam que os documentários podem operar em duas categorias: utilizando estratégias narrativas de efeito de real, com depoimentos de moradores, ambientação sonora e imagens atuais, conferindo verossimilhança e reforçando o pertencimento comunitário; e no efeito poético, com animações, trilhas e recursos simbólicos que atualizam e ressignificam as lendas. A pesquisa conclui que essas produções funcionam como mediadoras culturais, preservando a oralidade, fortalecendo vínculos identitários e contribuindo para a educação patrimonial. Além de entretenimento, os minidocumentários tornam-se instrumentos pedagógicos e políticos, capazes de promover o diálogo entre tradição e contemporaneidade, inserindo as manifestações populares no ambiente midiático digital.
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