Testemunho dos carismáticos como verdade informativa na perspectiva da Folkcomunicação

Autores

  • Roseméri Laurindo Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Ana Cláudia Kostetzer

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0004

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a verdade informativa nos testemunhos de participantes do movimento religioso Renovação Carismática Católica do Brasil. Os relatos foram coletados nas pregações do Grupo de Oração São José, onde cerca de trinta pessoas se encontravam, em 2018, todas as segundas-feiras, às 19 horas, na capela Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Bateias do município de Gaspar, em Santa Catarina. A pesquisa foi baseada na perspectiva da Folkcomunicação, teoria fundamentada por Luiz Beltrão e que fala dos meios de comunicação populares e seus agentes. Analisa-se como os testemunhos acrescentam conteúdo informativo para a comunidade carismática, nos encontros de oração. Testemunhos da transformação no conhecimento sobre a realidade dificilmente contemplada pela abordagem jornalística tradicional. Testemunho; Informação; RCC; Folkcomunicação; Grupo de Oração.

Biografia do Autor

Roseméri Laurindo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Jornalista (UFSC), com mestrado (UFBa), doutorado (Univ. Nova de Lisboa) e pós-doutorado (Umesp) em Comunicação. Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e presidente da Comissão de Ética do Sindicato dia Jornalistas de SC. Professora efetiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC).

Ana Cláudia Kostetzer

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

LAURINDO, R.; KOSTETZER, A. C. Testemunho dos carismáticos como verdade informativa na perspectiva da Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 41, p. 70–92, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i41.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19253. Acesso em: 26 abr. 2024.