Narrativas de Folkcomunicação em Saúde no Rádio

Uma Análise do Programa Consultório de Graça e seu Impacto no Bem-Estar do Público Ouvinte

Autores

  • Pedro Paulo Procópio UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOFACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.23.i50.0010

Resumo

Este artigo analisa a contribuição do programa radiofônico Consultório de Graça, veiculado pela Rádio Jornal do Recife, como instrumento de folkcomunicação em saúde. Ao longo de 17 anos, sob a liderança da jornalista Graça Araújo, o programa promoveu a educação sanitária e o acesso a informações médicas de forma acessível e empática. A pesquisa destaca como o rádio, enquanto meio popular, favorece práticas de cidadania e inclusão, especialmente em contextos de desigualdade social. A análise também reforça a importância da formação em comunicação e mídia nos cursos de Medicina no Brasil, visando aprimorar o diálogo entre profissionais de saúde e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Procópio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOFACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Docente e Coordenador de Pesquisa e Extensão Universitária da Faculdade Integrada de Pernambuco, Presidente do Comitê Técnico-Científico daquela instituição.

Publicado

2025-08-21

Como Citar

PROCÓPIO, P. P. Narrativas de Folkcomunicação em Saúde no Rádio: Uma Análise do Programa Consultório de Graça e seu Impacto no Bem-Estar do Público Ouvinte. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 23, n. 50, p. 166–182, 2025. DOI: 10.5212/RIF.v.23.i50.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25189. Acesso em: 5 dez. 2025.