“Caminhada com Maria” virtual: uma festa popular em diálogo com o digital

Autores

  • Ivig de Freitas Santos Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-6737-0597
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0003

Resumo

A Igreja Católica sempre procurou estar conectada com a mídia e a pandemia de COVID-19 estreitou ainda mais os laços da instituição religiosa com as mídias sociais. Neste cenário, também as festas populares precisaram reconfigurar suas práticas para atender a necessidade do isolamento, o que incluiu a presença ainda mais forte destas celebrações no ambiente digital. Nesse contexto, o objeto da presente pesquisa é a “Caminhada com Maria”, tradicional procissão católica realizada em Fortaleza, ocorrida em formato virtual em 2020. A metodologia utilizada é a netnografia, por meio da análise dos comentários dos fiéis durante a transmissão ao vivo da festa religiosa. Foi possível observar como os participantes se apropriaram destes espaços para manifestar práticas devocionais e votivas, o que demonstra as oportunidades de comunicação que a religiosidade tem experimentado na Era digital. Redes Sociais; Festa popular; Internet; Religiosidade; Folkcomunicação.

Biografia do Autor

Ivig de Freitas Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Dra. do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). Conselheira da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

SANTOS, I. de F.; LIMA, M. Érica de O. “Caminhada com Maria” virtual: uma festa popular em diálogo com o digital. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 41, p. 54–69, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i41.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19228. Acesso em: 26 abr. 2024.