Estetização política da cultura popular e marketing no governo Roseana Sarney

Autores

  • Gisélia Castro Silva Nogueira

Resumo

Este artigo pretende analisar as relações entre poder, cultura e mídia, tendo como base o governo Roseana Sarney e a utilização estratégica que faz do folclore maranhense instrumento de controle e visibilidade política. Para tanto, o artigo analisa as relações da política e cultura permeadas por um elaborado projeto midiático, a partir do fenômeno da estetização na política, em que Walter Benjamin descreve o conceito da reprodutibilidade técnica como uma estratégia funcionalista da obra de arte na sociedade contemporânea, passando a assentar-se na práxis política, onde é garantida a expressividade das massas para a conservação das relações de propriedade. Estes conceitos são aplicados na análise que é feita do orçamento estadual, revelando como o governo de Roseana Sarney utilizou-se das manifestações da cultura popular para promover a sua imagem interna e externamente, e, ao mesmo tempo, para reforçar a relação de dependência entre a cultura e a política.

Downloads

Publicado

2008-12-05

Como Citar

NOGUEIRA, G. C. S. Estetização política da cultura popular e marketing no governo Roseana Sarney. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18650. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS