A cultura popular nas plataformas de streaming:
a experiência folkcomunicacional na série Sou cultura popular da Globoplay
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0005Palavras-chave:
Cultura popular, Streaming, Folkcomunicação, Televisualidades, GloboplayResumo
O trabalho propõe-se a compreender a cultura popular pelo viés da sua televisualidade por meio da análise da série documental Sou cultura popular (2023), produzida numa parceria entre a UERN TV e o canal Futura e distribuída pela Globoplay. O aporte teórico é fundamentado nos estudos de streaming (Bahia et al., 2022), nas reflexões acerca de televisualidades (Rocha, 2019) e em pesquisas folkcomunicacionais (Trigueiro, 2019 e 2008; Macedo; Furtado, 2018 e Marques de Melo, 2008). Metodologicamente, este resumo aplicou a Análise Televisual Convergente (ATC) proposta por Becker (2019), ampliando o esquema analítico da Análise Televisual Becker (2012, 2016b, 2019), para compreender como a série
documental se insere no âmbito dos serviços televisivos. A partir de um corpus constituído por 4 episódios observados nos meses de outubro e novembro de 2023 e amparado nos resultados alcançados, esta investigação aponta para a presença de brincantes e artesãos na produção audiovisual, que é disseminada em plataformas digitais como o streaming, o Youtube e em aplicativos. Outro ponto relevante é a presença de características da região Nordeste na narrativa com o sotaque dos entrevistados, pois no geral o sotaque nordestino é representado por atores e atrizes em produções audiovisuais da Globo, assim a série passa a ser um canal autêntico da cultura nordestina.
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