A cultura popular nas plataformas de streaming:

a experiência folkcomunicacional na série Sou cultura popular da Globoplay

Autores/as

  • Oma Roxana Cordeiro de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ermaela Cícera Silva Freire Batista Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-0746-8146
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0005

Palabras clave:

Cultura popular, Streaming, Folkcomunicação, Televisualidades, Globoplay

Resumen

El trabajo se propone comprender la cultura popular por el sesgo de su televisualidad a través del análisis de la serie documental Soy cultura popular (2023), producida en una asociación entre UERN TV y el canal Futura y distribuida por Globoplay. El aporte teórico se fundamenta en los estudios de streaming (Bahia et al., 2022), en las reflexiones sobre televisualidades (ROCHA, 2019) y en investigaciones folkcomunicacionales (Trigueiro, 2019 y 2008; Macedo; Furtado 2018 y Marques de Melo, 2008). Metodológicamente, este resumen aplicó el Análisis Televisual Convergente (ATC) propuesto por Becker (2019), ampliando el esquema analítico del Análisis Televisual Becker (2012, 2016b, 2019), para comprender cómo la serie documental se inserta en el ámbito de los servicios televisivos. A partir de un corpus constituido por 4 episodios observados en los meses de octubre y noviembre de 2023 y apoyado en los resultados obtenidos, esta investigación apunta a la presencia de que se difunde en plataformas digitales como streaming, Youtube y aplicaciones. Otro punto relevante es la presencia de características de la región noreste en la narrativa con el acento de los entrevistados, ya que en general el acento nordestino está representado por actores y actrices en producciones audiovisuales de Globo, así la serie pasa a ser un canal auténtico de la cultura nordestina.

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Biografía del autor/a

Ermaela Cícera Silva Freire Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra pelo PPgEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias (Ecomsul/UFRN). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na modalidade Demanda Social.

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Departamento de Comunicação Social/UFRN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Pós-doutorado pelo CES ? Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (2014-2015), pela Linha de Pesquisa: Pós-colonialismo e cidadania global, sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos. Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2003) em Ciências Sociais (Cultura e Representações), Especialização em Antropologia Social (2003) e Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Membro e Líder do Grupo de Pesquisa Ecomsul ? Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias/UFRN. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Membro da RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Membro e Diretor Científico da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Membro do OBES ? Observatório Boaventura de Estudos Sociais. Atua atualmente em pesquisas sobre os temas: Jornalismo (fotojornalismo, ciberjornalismo, jornalismo multiplataformas e com Dispositivos Móveis Digitais), Fotografia, Educomunicação, Folkcomunicação. Estuda as Epistemologias do Sul e a descolonização da mídia, da comunicação e da sociedade.

Citas

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

CORDEIRO DE OLIVEIRA, O. R.; SILVA FREIRE BATISTA, E. C. .; DE MORAIS NOBRE, I. . A cultura popular nas plataformas de streaming:: a experiência folkcomunicacional na série Sou cultura popular da Globoplay. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 49, p. 112–131, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i49.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23933. Acesso em: 5 abr. 2025.