A cultura popular nas plataformas de streaming:

a experiência folkcomunicacional na série Sou cultura popular da Globoplay

Autores

  • Oma Roxana Cordeiro de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ermaela Cícera Silva Freire Batista Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-0746-8146
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0005

Palavras-chave:

Cultura popular, Streaming, Folkcomunicação, Televisualidades, Globoplay

Resumo

O trabalho propõe-se a compreender a cultura popular pelo viés da sua televisualidade por meio da análise da série documental Sou cultura popular (2023), produzida numa parceria entre a UERN TV e o canal Futura e distribuída pela Globoplay. O aporte teórico é fundamentado nos estudos de streaming (Bahia et al., 2022), nas reflexões acerca de televisualidades (Rocha, 2019) e em pesquisas folkcomunicacionais (Trigueiro, 2019 e 2008; Macedo; Furtado, 2018 e Marques de Melo, 2008). Metodologicamente, este resumo aplicou a Análise Televisual Convergente (ATC) proposta por Becker (2019), ampliando o esquema analítico da Análise Televisual Becker (2012, 2016b, 2019), para compreender como a série
documental se insere no âmbito dos serviços televisivos. A partir de um corpus constituído por 4 episódios observados nos meses de outubro e novembro de 2023 e amparado nos resultados alcançados, esta investigação aponta para a presença de brincantes e artesãos na produção audiovisual, que é disseminada em plataformas digitais como o streaming, o Youtube e em aplicativos. Outro ponto relevante é a presença de características da região Nordeste na narrativa com o sotaque dos entrevistados, pois no geral o sotaque nordestino é representado por atores e atrizes em produções audiovisuais da Globo, assim a série passa a ser um canal autêntico da cultura nordestina.

Biografia do Autor

Ermaela Cícera Silva Freire Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra pelo PPgEM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias (Ecomsul/UFRN). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na modalidade Demanda Social.

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Departamento de Comunicação Social/UFRN pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Pós-doutorado pelo CES ? Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (2014-2015), pela Linha de Pesquisa: Pós-colonialismo e cidadania global, sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos. Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2003) em Ciências Sociais (Cultura e Representações), Especialização em Antropologia Social (2003) e Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Membro e Líder do Grupo de Pesquisa Ecomsul ? Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias/UFRN. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Membro da RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Membro e Diretor Científico da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Membro do OBES ? Observatório Boaventura de Estudos Sociais. Atua atualmente em pesquisas sobre os temas: Jornalismo (fotojornalismo, ciberjornalismo, jornalismo multiplataformas e com Dispositivos Móveis Digitais), Fotografia, Educomunicação, Folkcomunicação. Estuda as Epistemologias do Sul e a descolonização da mídia, da comunicação e da sociedade.

Referências

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

CORDEIRO DE OLIVEIRA, O. R.; SILVA FREIRE BATISTA, E. C. .; DE MORAIS NOBRE, I. . A cultura popular nas plataformas de streaming:: a experiência folkcomunicacional na série Sou cultura popular da Globoplay. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 49, p. 112–131, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i49.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23933. Acesso em: 22 dez. 2024.