DA CRIAÇÃO À CESSAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARA SURDOS: AVANÇOS E LIMITES DE UMA PROPOSTA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0003

Autores

  • Simone de Fátima Flach UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.3678

Palavras-chave:

Instituição Escolar, Escola para Surdos, História da Educação Municipal

Resumo

O texto objetiva apresentar análise parcial de dados de pesquisa sobre o período de existência de uma escola para o ensino de alunos surdos no município de Ponta Grossa - PR. Para tanto são analisados os documentos relativos à autorização e cessação das atividades escolares, proposta pedagógica, regimento escolar e relatórios anuais do período em que a escola funcionou (2001 -2008). A análise dos documentos demonstra o tênue limite entre o que se propõe e o que efetivamente se realiza em propostas educacionais ditas inovadoras, alertando para a necessidade de ampliar o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Além disso, chama a atenção para a imprescindibilidade de eficiência e eficácia no atendimento especializado, seja no contexto da escola regular ou das instituições de atendimento educacional especializado. Ainda, indica a necessidade de aprofundamento sobre as questões político-educacionais do período para uma compreensão mais ampla dos efeitos das ações empreendidas.

Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, UEPG

Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa;

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UEPG;

Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores – UEPG.

Downloads

Publicado

2012-10-21

Edição

Seção

Artigos