DA CRIAÇÃO À CESSAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARA SURDOS: AVANÇOS E LIMITES DE UMA PROPOSTA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0003

Autores/as

  • Simone de Fátima Flach UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.3678

Palabras clave:

Instituição Escolar, Escola para Surdos, História da Educação Municipal

Resumen

O texto objetiva apresentar análise parcial de dados de pesquisa sobre o período de existência de uma escola para o ensino de alunos surdos no município de Ponta Grossa - PR. Para tanto são analisados os documentos relativos à autorização e cessação das atividades escolares, proposta pedagógica, regimento escolar e relatórios anuais do período em que a escola funcionou (2001 -2008). A análise dos documentos demonstra o tênue limite entre o que se propõe e o que efetivamente se realiza em propostas educacionais ditas inovadoras, alertando para a necessidade de ampliar o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Além disso, chama a atenção para a imprescindibilidade de eficiência e eficácia no atendimento especializado, seja no contexto da escola regular ou das instituições de atendimento educacional especializado. Ainda, indica a necessidade de aprofundamento sobre as questões político-educacionais do período para uma compreensão mais ampla dos efeitos das ações empreendidas.

Biografía del autor/a

Simone de Fátima Flach, UEPG

Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa;

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UEPG;

Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado e Educação: Políticas Educacionais e Formação de Professores – UEPG.

Publicado

2012-10-21

Número

Sección

Artigos