DA CRIAÇÃO À CESSAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARA SURDOS: AVANÇOS E LIMITES DE UMA PROPOSTA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.3678Parole chiave:
Instituição Escolar, Escola para Surdos, História da Educação MunicipalAbstract
O texto objetiva apresentar análise parcial de dados de pesquisa sobre o período de existência de uma escola para o ensino de alunos surdos no município de Ponta Grossa - PR. Para tanto são analisados os documentos relativos à autorização e cessação das atividades escolares, proposta pedagógica, regimento escolar e relatórios anuais do período em que a escola funcionou (2001 -2008). A análise dos documentos demonstra o tênue limite entre o que se propõe e o que efetivamente se realiza em propostas educacionais ditas inovadoras, alertando para a necessidade de ampliar o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Além disso, chama a atenção para a imprescindibilidade de eficiência e eficácia no atendimento especializado, seja no contexto da escola regular ou das instituições de atendimento educacional especializado. Ainda, indica a necessidade de aprofundamento sobre as questões político-educacionais do período para uma compreensão mais ampla dos efeitos das ações empreendidas.##submission.downloads##
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