A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: A PERCEPÇÃO DAS TUTORAS Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0009
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.4481Palavras-chave:
Educação à distância. Formação profissional, Tutoria presencial,Resumo
O presente artigo traduz, parcialmente, a pesquisa que abordou a expansão do ensino a distância no Brasil, em especial em curso de graduação em Serviço Social, e suas implicações na qualidade da formação do futuro assistente social. O objetivo foi analisar a formação de estudantes do curso de graduação em Serviço Social, na modalidade a distância, ofertada em polos presenciais de uma instituição de ensino superior, em Minas Gerais, por intermédio da atuação dos tutores presenciais. Optou-se por uma metodologia qualitativa, que melhor se adéqua ao problema sob análise, com a realização de entrevistas e questionários. Os principais resultados obtidos revelam implicações diretas na formação desses futuros profissionais e apontam fragilidades no uso das tecnologias de informação e comunicação no âmbito educacional, aligeiramento no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito à apreensão de conhecimentos estruturadores da profissão do assistente social; dificuldades e precariedade na realização do estágio supervisionado; poucas oportunidades de discussão ética e política das questões que envolvem o Serviço Social.
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