A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: A PERCEPÇÃO DAS TUTORAS Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0009
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.4481Parole chiave:
Educação à distância. Formação profissional, Tutoria presencial,Abstract
O presente artigo traduz, parcialmente, a pesquisa que abordou a expansão do ensino a distância no Brasil, em especial em curso de graduação em Serviço Social, e suas implicações na qualidade da formação do futuro assistente social. O objetivo foi analisar a formação de estudantes do curso de graduação em Serviço Social, na modalidade a distância, ofertada em polos presenciais de uma instituição de ensino superior, em Minas Gerais, por intermédio da atuação dos tutores presenciais. Optou-se por uma metodologia qualitativa, que melhor se adéqua ao problema sob análise, com a realização de entrevistas e questionários. Os principais resultados obtidos revelam implicações diretas na formação desses futuros profissionais e apontam fragilidades no uso das tecnologias de informação e comunicação no âmbito educacional, aligeiramento no processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito à apreensão de conhecimentos estruturadores da profissão do assistente social; dificuldades e precariedade na realização do estágio supervisionado; poucas oportunidades de discussão ética e política das questões que envolvem o Serviço Social.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons