O POTENCIAL DE ARTE PARA UMA NOVA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM EXPANSIVA DOI: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0010

Autor/innen

  • Bernd Fichtner UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.5595

Schlagworte:

Crise da educação, Potencial de arte para novas formas de aprendizagem. Aprendizagem expansiva, Competência metafórica,

Abstract

A partir da crise da educação é discutido na perspectiva da abordagem histórico- cultural o potencial da arte para um novo tipo de aprendizagem. A arte moderna representa uma síntese peculiar e única do conhecimento de mundo em que vivemos e, ao mesmo tempo, é um meio com o qual podemos entrar em relação conosco e com nossa subjetividade. Nessa simultaneidade se encontra um potencial para um novo tipo de aprendizagem: aprendizagem expansiva.

Autor/innen-Biografie

Bernd Fichtner, UEPG

Professor catedráticodoutor da Universidade de Siegen (Alemanha), atuando no curso de Pedagogia Social e nos programas de Pós-graduação em Edu-cação. Como orientador dos estudantes alemães, tem desenvolvido um importante trabalho de inserção dos universitários em atividades com populações periféricas, inclusive no Brasil. Tem colaborado com pesquisadores e instituições universitárias brasileiras e como conferencista e como professor visitante. 

Ausgabe

Rubrik

Artigos