LINGUAGEM, CURRÍCULO E ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DCE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i2.0007
Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, linguagem, currículo, ensino e aprendizagem.Resumo
Este trabalho é um estudo das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná com o objetivo de investigar qual é a sua concepção de currículo, de ensino e aprendizagem e de linguagem e como essas concepções se articulam no documento. A proposta filia-se às teorias críticas da educação, de cunho marxista, e defende um currículo disciplinar que leve o aluno a compreender que as estruturas sociais são históricas, contraditórias e abertas, condição, segundo ela, para a superação de uma sociedade de classes. Do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, é possível depreender a sua filiação, ainda que não declarada, ao construtivismo vigotskiano, o qual entende que o sujeito se constitui nas relações sociais. Considera, ainda, partindo de Bakhtin e seu Círculo, que a linguagem, assim como o sujeito, se constitui na interação social, ressaltando-se o seu caráter de atividade discursiva, dialógica bem como o aspecto ideológico a ela inerente. Entretanto, o texto das DCE favorece uma interpretação equivocada das noções de língua, pois não diferencia claramente o culto e o normativo, e de dialogia, uma vez que sugere a sua vinculação às vozes das classes sociais, o que pode comprometer a interpretação da proposta.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.