LINGUAGEM, CURRÍCULO E ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DCE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i2.0007
Mots-clés :
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, linguagem, currículo, ensino e aprendizagem.Résumé
Este trabalho é um estudo das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná com o objetivo de investigar qual é a sua concepção de currículo, de ensino e aprendizagem e de linguagem e como essas concepções se articulam no documento. A proposta filia-se às teorias críticas da educação, de cunho marxista, e defende um currículo disciplinar que leve o aluno a compreender que as estruturas sociais são históricas, contraditórias e abertas, condição, segundo ela, para a superação de uma sociedade de classes. Do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, é possível depreender a sua filiação, ainda que não declarada, ao construtivismo vigotskiano, o qual entende que o sujeito se constitui nas relações sociais. Considera, ainda, partindo de Bakhtin e seu Círculo, que a linguagem, assim como o sujeito, se constitui na interação social, ressaltando-se o seu caráter de atividade discursiva, dialógica bem como o aspecto ideológico a ela inerente. Entretanto, o texto das DCE favorece uma interpretação equivocada das noções de língua, pois não diferencia claramente o culto e o normativo, e de dialogia, uma vez que sugere a sua vinculação às vozes das classes sociais, o que pode comprometer a interpretação da proposta.Téléchargements
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