O Método sociológico e o gênero discursivo livro didático de língua estrangeira

Authors

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o método sociológico proposto pelo Círculo de Bakhtin, estabelecendo relações com o gênero discursivo livro didático (LD) de língua estrangeira. Tal método aponta para a dimensão extraverbal como ponto de partida para o estudo dos enunciados. Sendo assim, procuramos responder ao seguinte questionamento: ao trabalhar com o LD na sala de aula, como atentar para essa orientação? Sustentamos as reflexões na Análise Dialógica do Discurso, baseada nos escritos do Círculo de Bakhtin e de seus seguidores. Como objeto de análise, debruçamo-nos no LD Cercanía (COIMBRA, CHAVES e ALBA, 2012). Ao fazê-lo, partimos da premissa de que o método sociológico permite a compreensão dos fatores sociais e ideológicos que impulsionam adotar um determinado LD de língua estrangeira para o trabalho com a língua na sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michelly Ferreira de Mendonça, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora da Rede Pública Estadual do Acre e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco/AC.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Letras e do curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel

Published

2020-03-19

How to Cite

MENDONÇA, M. F. de; COSTA-HÜBES, T. da C. O Método sociológico e o gênero discursivo livro didático de língua estrangeira. Muitas Vozes, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 343–355, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14135. Acesso em: 14 dec. 2025.