“I AM LIVING PROOF THAT IT WORKED”: ANALYSIS FROM A DIALOGIC PERSPECTIVE OF BOLSONARO’S SPEECH AT A PRESS CONFERENCE DURING THE PANDEMIC
ANÁLISE EM PERSPECTIVA DIALÓGICA DO DISCURSO DE BOLSONARO EM UMA COLETIVA DE IMPRENSA DURANTE A PANDEMIA
Abstract
Este artigo analisa um excerto do discurso de Jair Bolsonaro em uma coletiva de imprensa durante a pandemia de COVID-19, mobilizando, para tanto, o conceito de signo ideológico proposto pelo Círculo de Bakhtin. Com base na teoria dialógica de Bakhtin e Volóchinov, o estudo busca demonstrar como a linguagem reflete e refrata a realidade, influenciando a consciência social e servindo a interesses ideológicos. A análise sugere que os discursos nas coletivas de imprensa operam como arenas de luta de classes, nas quais a plurivalência dos signos é utilizada para construir narrativas que favorecem o governo, influenciam a opinião pública e legitimam decisões controversas. Conclui-se que a linguagem nas coletivas de imprensa é um campo de batalha ideológico, essencial para compreender o poder discursivo na política contemporânea.
Palavras-chaves: Signo Ideológico. Refração. Discurso Político. Coletiva de Imprensa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Muitas Vozes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.
