A leitura de exceção: apontamentos de observação participante com 12 leitores com baixa exposição à escola. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0005
Abstract
A tese de doutorado O leitor e a cidade, defendida na Universidade Federal do Paraná, em 2012, usou da observação participante para levantar as memórias de leitores ditos “de pouca escolaridade”. De acordo com os estudos de desempenho de leitura, como Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, esse grupo forma uma exceção estatística, já que é a escola que garante a permanência no mundo da leitura. Poucos se mantêm como leitores tendo ficado no sistema educacional por um tempo inferior a 12 anos. Entende-se que as práticas de leitura desse pequeno grupo servem de subsídio para criar políticas voltadas aos 55% da população brasileira que se declara não leitora, mas que pode voltar aos livros sem necessariamente voltar à escola.Palavras-chave: Leitura. Memória. Abandono escolar. Território.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.