Percepções acerca de identidades sociais de raça de professores de língua inglesa após uma oficina de formação continuada
Keywords:
Identidades sociais de raça. Reflexões após uma oficina de formação continuada. Prática pedagógica.Abstract
Este trabalho intenta trazer resultados parciais de uma tese de doutorado que se encontra em andamento. A geração de dados foi realizada com a colaboração de duas professoras de Língua Inglesa que trabalham em uma escola pública na Região Sul do Brasil. O objetivo deste trabalho é refletir acerca de percepções dessas professoras a respeito de identidades sociais de raça após o período de realização de uma oficina de formação continuada. O referencial teórico contempla (i) identidades sociais de raça (SILVA, 2003; GOMES, 2005; SANTOS, 2005; FERREIRA, 2012d), (ii) material didático (SILVA, 2008; TARINI, 2009; CAMARGO, FERREIRA, 2014), (iii) documentos oficiais (Lei Federal nº 10639/2003 ─ que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas ─ mais a Resolução MEC-CNE nº 1, de 17 de junho de 2004 ─ que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) e (iv) fundamentação linguística com a “Análise Crítica do Discurso” (VAN DIJK, 2012). Após a realização da referida oficina de formação continuada, a partir das percepções das professoras, foi possível perceber que oficinas de formação continuada podem contribuir para as reflexões sobre identidades sociais de raça em aula de LI, dinamizando a prática docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.