Portais educacionais de língua inglesa: uma alternativa no ensino de leitura a partir da perspectiva intercultural
Abstract
A leitura de textos se constitui em uma das alternativas pedagógicas que
mais contribui para a reflexão dos aspectos sociais e culturais da linguagem em sala
de aula. No gênero digital portal educacional de língua inglesa, são disponibilizadas
diversas atividades de leitura que podem ser utilizadas por professores em préserviço.
Neste artigo, discuto a relevância da perspectiva intercultural no ensino e
aprendizagem de línguas e apresento a análise de 32 atividades de leitura propostas
por quatro portais educacionais de língua inglesa, visando identificar em que medida
essa metodologia é utilizada nessas atividades. A pesquisa revelou que os autores das
atividades de leitura selecionam textos com enfoque em aspectos culturais e sociais,
tais como: protestos, vandalismo, religião, engajamento político, cultura do gueto,
sociedade multicultural etc. As atividades de pré-leitura e pós-leitura demonstram
alguns dos preceitos da perspectiva intercultural com tarefas que visam estimular
a criticidade e o ponto de vista dos aprendizes por meio de respostas abertas. No
entanto, a maioria das tarefas de leitura sugere tarefas com respostas fechadas com
foco principal na discussão de questões lexicais e gramaticais.
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