Interculturalidade e crenças sobre o ensinoaprendizagem de língua japonesa: a línguacultura como causa
Keywords:
Interculturalidade, Crenças, Ensino-aprendizagem de japonês.Abstract
O presente artigo busca problematizar a questão da interculturalidade
da língua-cultura japonesa em um contexto brasileiro de ensino-aprendizagem.
Para tanto, buscamos nos estudos sobre crenças, experiências e ações sobre o
ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras uma maneira de investigar a questão
dessa interculturalidade brasileira-japonesa na contemporaneidade. Dessa forma,
conduzimos um estudo qualitativo de investigação, por meio de um estudo de
caso de caráter contextual, utilizando diversos instrumentos de geração de dados
junto aos participantes da presente pesquisa. Os resultados apontaram que para
a língua-cultura japonesa os produtos culturais pop, bem como a intenção pelo
desenvolvimento da competência de comunicação na língua-cultura alvo, pautam
as interações interculturais durante os processos de ensino-aprendizagem, sendo
que experiências prévias são capazes de influenciar as crenças e alterar as ações dos
aprendizes, bem como alterar as relações deles inseridos nas práticas interculturais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Transferência de direitos autorais: Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o autor AUTORIZA a UEPG a reproduzi-lo e publicá-lo na REVISTA MUITAS VOZES, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (WWW - Internet), como pela versão impressa, sendo permitidas, A TÍTULO GRATUITO, a consulta e a reprodução de exemplar do ARTIGO para uso próprio de quem a consulta. ESSA autorização de publicação não tem limitação de tempo, FICANDO A UEPG responsável pela manutenção da identificação DO AUTOR do ARTIGO.