Do rei ao vizinho do nono andar

Autores/as

  • Tiago Dantas Germano PUCRS/Doutorando

Palabras clave:

literatura, jornalismo, crônica, hibridismo, gêneros literários

Resumen

Este artigo faz um apanhado da crônica como gênero literário, enfatizando sua ocorrência no Brasil, da Carta ao Rei D. Manuel (1500), assinada por Pero Vaz de Caminha (1450-1500) –  apontada como primeira manifestação do gênero em território brasileiro –, até as crônicas Carta ao Prefeito (1952) e Recado ao Senhor 903 (1953), assinadas por Rubem Braga (1913-1990) – principal autor do gênero no país. Partindo de um resgate etimológico da palavra, o texto faz um retrospecto da crônica nas culturas oriental e ocidental até o seu aporte no Brasil, ainda no formato que a consagrou de início, como relato de viagem cuja interlocução se dava com figuras de poder como o então representante da monarquia portuguesa. Ao fim, analisa-se a substituição dessas figura de poder pelos leitores diários do jornal, onde a crônica adquiriu sua popularidade e sua forma moderna, mais próxima da que hoje conhecemos.

Biografía del autor/a

Tiago Dantas Germano, PUCRS/Doutorando

Tiago Germano é mestre e doutorando em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2019-03-15

Cómo citar

GERMANO, T. D. Do rei ao vizinho do nono andar. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 343–354, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12215. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê História da literatura no Brasil