"O que de fato é ser um professor de inglês"? Descobrindo a docência no contexto do PIBID
Palabras clave:
Desenvolvimento de professores de inglês. PIBID. Papel do professorResumen
O presente artigo retrata um estudo desenvolvido no âmbito da coordenação de um subprojeto PIBID/Letras-Inglês. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), instituído junto à CAPES, oportuniza que estudantes universitários de cursos de licenciatura vivenciem a realidade escolar, acompanhados por um professor da Educação Básica e orientados por um supervisor na universidade. No âmbito dessa ação, empreendemos uma investigação com vistas a retratar como os licenciandos participantes do projeto construíam suas visões sobre o papel dos professores de inglês nas escolas públicas brasileiras e de que maneira constroem sua identidade docente. Amparadas nos pressupostos da pesquisa qualitativa, análise de conteúdo (KUCKARTZ, 2014; MAYRING, 2009), estudos sobre a constituição do PIBID como terceiro espaço (FELÍCIO, 2014) e a formação e profissionalização docente (TARDIF, 2013; SAVIANI, 2009) analisamos relatórios reflexivos e relatos dos participantes, gravados em reuniões de supervisão, e posteriormente transcritos. Os resultados mostram que o cenário criado pela inserção dos graduandos na escola além de aproximá-los da realidade da profissão, desmantela a hierarquia criada entre conteúdos de ensino e conteúdos teóricos.
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