Metapragmáticas de um teste linguístico e ideologias linguísticas em contextos migratórios

Autores/as

Palabras clave:

Metapragmáticas, Ideologias Linguísticas, Migração estudantil, Teste linguístico, Celpe-Bras.

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar, descrever e relacionar recursos metapragmáticos e ideologias linguísticas relacionadas ao teste linguístico Celpe-Bras em campos etnográficos online e offline. A metodologia etnográfica consiste em um levantamento de páginas do PEC-G e CELPE-BRAS ativas no aplicativo Facebook, a seleção de postagens, e entrevistas feitas com alunas do PEC-G de uma universidade federal. Para fundamentar as análises, são utilizados os conceitos de metapragmática, ideologias linguísticas, hierarquia linguística, padronização e mercado linguístico. Os resultados indicam que, além de movimentar um mercado linguístico com a venda de cursos preparatórios, o teste possibilita a propagação de uma ideologia linguística que apresenta a língua portuguesa apenas em sua forma padrão e compromete a experiência legítima de migrantes. Ao chegar ao Brasil, as estudantes encontram uma realidade linguística para a qual não foram preparadas pelo estudo da língua portuguesa para o teste. Existem ainda indícios que imprimem um caráter institucional ao teste, demonstrando que a finalidade predominante do teste é o ingresso em uma universidade brasileira.

Biografía del autor/a

Joana Plaza Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Professora Associada da Faculdade de Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2019-03-06

Cómo citar

DA CRUZ, L. L.; PINTO, J. P. Metapragmáticas de um teste linguístico e ideologias linguísticas em contextos migratórios. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 158–175, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12837. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Entre hegemonias e saberes subalternos na Universidade do Século XXI