ARGUMENTOS FRONTEADOS NA PERIFERIA À ESQUERDA DE ORAÇÕES CONDICIONAIS CENTRAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM PROCESSO DE CLITIC LEFT DISLOCATION COM RETOMADA PRONOMINAL VISÍVEL OU NULA

Autores/as

  • Vanessa Leme Fadel STEINHAUSER Universidade Estadual de Maringá
  • André ANTONELLI Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumen

Estudando o fronteamento de constituintes na língua inglesa, Haegeman (2012) constatou que, em orações condicionais introduzidas pela conjunção “if” (em português, se), não pode haver topicalização de argumento para a periferia da sentença, visto que a conjunção “if” bloqueia qualquer movimento de constituinte para essa posição. Isso pode ser ilustrado a partir da seguinte sentença em inglês (cf. HAEGEMAN, 2006, p. 33): “*If the exams you don’t pass you won’t get the degree”. Por outro lado, diferentemente do inglês, é possível o fronteamento tanto de adjuntos como de argumentos em orações condicionais no português e no italiano, como pode ser visto em: “Se ao menos o pão ela tivesse comprado, não estaríamos com fome”. Dada essa discrepância, este estudo busca fazer uma análise gerativa translinguística, de modo a sugerir, por meio de alguns testes, que no português e no italiano, quando há fronteamento de constituintes em orações condicionais introduzidas por “se”, os argumentos nascem na periferia à esquerda, sendo, portanto, provenientes de um processo de deslocamento à esquerda clítica. Isso seria possível em virtude da existência de objetos nulos em certas línguas, como é o caso do português brasileiro (Cyrino, 1994), que permite retomada pronominal visível ou nula.

Biografía del autor/a

Vanessa Leme Fadel STEINHAUSER, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (2019-atual). Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (2015-2018), campus de Paranavaí. E, atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa e Redação. 

André ANTONELLI, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Linguística (2011) pela Universidade Estadual de Campinas, onde também se graduou em Letras (2001) e obteve seu mestrado em Linguística (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Seu foco de pesquisa tem sido descrever e analisar, numa perspectiva sincrônica e diacrônica, aspectos morfossintáticos do português e de outras línguas românicas. 

Publicado

2021-03-09

Cómo citar

VANESSA LEME FADEL STEINHAUSER; ANDRÉ ANTONELLI. ARGUMENTOS FRONTEADOS NA PERIFERIA À ESQUERDA DE ORAÇÕES CONDICIONAIS CENTRAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM PROCESSO DE CLITIC LEFT DISLOCATION COM RETOMADA PRONOMINAL VISÍVEL OU NULA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 127–143, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/15975. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Teoria e Análise Linguística: Diferentes abordagens